Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Alunos promovem gincana para incentivar doação de sangue

Estudantes de Ribeirão Preto promovem gincana para incentivar doação de sangue

Quem convencer mais pessoas para doação ganha a prova, que será realizada de quarta (26) a sexta-feira (28)

 

Gincana Marista também combina com solidariedade. Por isso, uma das provas da competição promovida pelo Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) envolve o incentivo à doação de sangue. Quem convencer mais pessoas a doar sangue ganha a prova. Os doadores só precisam levar ao Hemocentro da cidade uma ficha chancelada com a cor da equipe que está ajudando para creditar o ponto aos alunos participantes da gincana. A competição vai ser realizada de quarta (26) a sexta-feira (28).

Segundo o professor Ricardo Corrêa, um dos organizadores da gincana, a atividade leva os alunos a descobrirem a importância da doação e a melhorar o entendimento de quem pode e quem não pode doar. “Mobilizamos familiares, amigos e comunidade para a importância de doar sangue, em uma campanha que vem aumentando o número de pessoas a cada ano. Alguns participantes passam a ser doadores regulares”, disse.

O Hemocentro de Ribeirão Preto está localizado à Rua Quintino Bocaiúva, nº 470. E para ajudar as equipes, basta retirar uma ficha com um dos alunos participantes.

JUNHO VERMELHO

O Estado de São Paulo lançou, no início do mês, a campanha Junho Vermelho, que virou lei em 2017, para destacar a importância da doação de sangue. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.

A mobilização para conscientização dos jovens, que muito em breve também poderão ser doadores de sangue, visa ajudar na rotina dos hospitais que atendem desde vítimas de acidentes de trânsito e da violência urbana até os portadores de doenças que requerem transfusões sanguíneas como câncer, anemia falciforme e outras patologias, incluindo os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias cardíacas.

De acordo com levantamento feito pelo Movimento Eu Dou Sangue, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. Além do clima mais frio, a pesquisa também identificou que o aumento da incidência de infecções respiratórias, os feriados, dias chuvosos e o próprio recesso das férias escolares impactam negativamente a atuação dos hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques nesse período.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada País tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. Quem deseja colaborar precisa estar atento a alguns requisitos importantes: apresentar documento com foto (RG e CNH, entre outros), ter idade entre 18 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e ter boa saúde, além de não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas no período anterior de 12 horas. Os interessados que têm 16 ou 17 anos podem doar acompanhados dos pais ou responsáveis e levando documento.

Além de arrecadar bolsas de sangue, os estudantes do Colégio Marista Ribeirão Preto estão promovendo uma campanha de arrecadação de donativos para doar a uma creche da cidade. “Fomentamos ações solidárias para ajudar quem precisa e ensinar nossas crianças a promover o bem”, enfatiza Corrêa.

 

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.