Alunos promovem gincana para incentivar doação de sangue

Estudantes de Ribeirão Preto promovem gincana para incentivar doação de sangue

Quem convencer mais pessoas para doação ganha a prova, que será realizada de quarta (26) a sexta-feira (28)

Gincana Marista também combina com solidariedade. Por isso, uma das provas da competição promovida pelo Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) envolve o incentivo à doação de sangue. Quem convencer mais pessoas a doar sangue ganha a prova. Os doadores só precisam levar ao Hemocentro da cidade uma ficha chancelada com a cor da equipe que está ajudando para creditar o ponto aos alunos participantes da gincana. A competição vai ser realizada de quarta (26) a sexta-feira (28).

Segundo o professor Ricardo Corrêa, um dos organizadores da gincana, a atividade leva os alunos a descobrirem a importância da doação e a melhorar o entendimento de quem pode e quem não pode doar. “Mobilizamos familiares, amigos e comunidade para a importância de doar sangue, em uma campanha que vem aumentando o número de pessoas a cada ano. Alguns participantes passam a ser doadores regulares”, disse.

O Hemocentro de Ribeirão Preto está localizado à Rua Quintino Bocaiúva, nº 470. E para ajudar as equipes, basta retirar uma ficha com um dos alunos participantes.

JUNHO VERMELHO

O Estado de São Paulo lançou, no início do mês, a campanha Junho Vermelho, que virou lei em 2017, para destacar a importância da doação de sangue. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.

A mobilização para conscientização dos jovens, que muito em breve também poderão ser doadores de sangue, visa ajudar na rotina dos hospitais que atendem desde vítimas de acidentes de trânsito e da violência urbana até os portadores de doenças que requerem transfusões sanguíneas como câncer, anemia falciforme e outras patologias, incluindo os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias cardíacas.

De acordo com levantamento feito pelo Movimento Eu Dou Sangue, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. Além do clima mais frio, a pesquisa também identificou que o aumento da incidência de infecções respiratórias, os feriados, dias chuvosos e o próprio recesso das férias escolares impactam negativamente a atuação dos hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques nesse período.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada País tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. Quem deseja colaborar precisa estar atento a alguns requisitos importantes: apresentar documento com foto (RG e CNH, entre outros), ter idade entre 18 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e ter boa saúde, além de não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas no período anterior de 12 horas. Os interessados que têm 16 ou 17 anos podem doar acompanhados dos pais ou responsáveis e levando documento.

Além de arrecadar bolsas de sangue, os estudantes do Colégio Marista Ribeirão Preto estão promovendo uma campanha de arrecadação de donativos para doar a uma creche da cidade. “Fomentamos ações solidárias para ajudar quem precisa e ensinar nossas crianças a promover o bem”, enfatiza Corrêa.

O Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.