Colégio Marista Ribeirão Preto é selecionado para apresentar projeto em evento da Unesco

Colégio de Ribeirão Preto é selecionado para apresentar projeto em evento da Unesco

Seminário acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, em Santos (SP)

O projeto Lixo no Mar, desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Ribeirão Preto, em São Paulo, será apresentado no I Seminário Cultura Oceânica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), em Santos (SP). O evento é promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Prefeitura Municipal de Santos, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o objetivo de diminuir o consumo de plástico no dia a dia, o projeto Lixo no Mar foi criado por estudantes do Colégio Marista para conscientizar as pessoas que esse material é prejudicial ao meio ambiente e à vida marinha. Ao longo do primeiro semestre, os alunos pesquisaram sobre o assunto, realizaram debates e ações para conscientizar a comunidade escolar.

E o ‘Cultura Oceânica’ (Ocean Literacy em inglês), lançado pela Unesco para promover a conscientização e troca de conhecimentos sobre a relação entre o cotidiano e o oceano, se interessou pelo Lixo no Mar. “Esse movimento todo veio ao encontro do que o Ocean Literacy defende, que é contar com a contribuição de todos para a preservação dos novos mares, mesmo que estejamos distantes do litoral”, disse a professora que coordena o projeto, Thaís Failache Ribeiro Pileggi. A professora foi convidada pela Unifesp, que acompanhou os trabalhos realizados pelos alunos no primeiro semestre de 2019.

“Tivemos o prazer de conhecer diferentes iniciativas inovadoras e de qualidade às quais estão alinhadas com os objetivos do nosso projeto e do programa Ocean Literacy. Uma dessas iniciativas corresponde às atividades que a equipe do Colégio Marista Ribeirão Preto vem desenvolvendo nos últimos anos, relacionadas às temáticas socioambientais e ensino com aprendizagem ativa”, disse o biólogo da Unifesp, Ronaldo Adriano Christofoletti.

O Lixo no Mar faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS), realizado entre os alunos maristas com propostas de aprendizagem que potencializam vivências significativas em grupo e buscam transformar realidades. Os estudantes aprendem a analisar situações e buscar soluções para os problemas sociais encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem.

O evento nos dias 5 e 6 contará com a presença de representantes de organizações públicas, privadas e setores governamentais que atuem na área de ensino e meio ambiente. Faz parte do projeto Maré de Ciência, desenvolvido pela Unifesp, Prefeitura de Santos e Unesco, e busca promover engajamento social, letramento científico e impacto nas políticas públicas, com foco na Agenda 2030 e na Década dos Oceanos.

O Colégio Marista Ribeirão Preto integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.