Alunos Maristas de GO, PR e SP se correspondem via plataforma Blackboard

Mesmo sem se conhecerem pessoalmente, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental dos Colégios Maristas de Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e Pio XII, de Ponta Grossa (PR), estão se correspondendo uns com os outros por meio da internet para contar suas histórias de vida.

O projeto “Nossas Histórias”, desenvolvido de forma interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso, utiliza a plataforma Blackboard para que as crianças produzam relatos sobre seu cotidiano, sua história de vida, de sua família e de sua cidade, compartilhando os conteúdos e comparando-os uns com os outros, percebendo-se agentes da própria história.

No Blog acessado pelos estudantes dessas unidades da Rede de Colégios Maristas, que estão participando do projeto, contém a redação produzida por cada aluno com informações pessoais, como o local onde nasceu, composição da família, fatos alegres e tristes que marcaram suas vidas, acontecimentos históricos marcantes para eles, além de uma viagem inesquecível.

Durante as aulas nos laboratórios de informática, as crianças realizam a leitura dos textos produzidos e fazem comentários, interagindo entre eles. Segundo a coordenadora de tecnologia do Colégio Marista de Goiânia, Joicilany Costa, os alunos estão entusiasmados com a atividade.

“As lembranças e as memórias pessoais guardam eventos que marcam nossas vidas. É importante reconhecermos que todas as pessoas fazem parte da História. Estamos desenvolvendo as narrativas de uma maneira divertida, as crianças ficam surpresas com as diferenças nos hábitos, no tipo de culinária, é uma troca de culturas muito rica”, acredita.