Escritora Claudia Nina participa de atividades no Colégio Marista Ribeirão Preto

A escritora Claudia Nina esteve no Colégio Marista de Ribeirão Preto e participou de diversas atividades voltadas a toda comunidade marista: alunos, pais, professores e colaboradores.

Claudia Nina

A escritora Claudia Nina visitou o Colégio Marista Ribeirão Preto no dia 27 de abril. Pela manhã, participou de uma Roda de Conversa no Teatro Marista com os alunos dos 6ºs anos, os quais leram A Repolheira, livro adotado para os 6ºs anos analisarem o gênero conto de fadas.

Lançamento do livro A Repolhenta da escritora Claudia Nina. Data: 27/04/2018. Foto: Renato Lopes.

À tarde, participou do  I Café com Letras no CRA e bateu um papo com pais, familiares e alunos sobre o fazer literário e a importância da leitura, além de oficializar  no estado se São Paulo o lançamento dos livros A Repolheira  e Amor de Longe (que será lido pelos 7ºs anos), autografar as obras e observar as produções de textos dos estudantes. Na oportunidade, alunos e familiares puderam acompanhar a contação da história de A Repolheira, realizada por Thayene Alves.

Conheceu também a turma do Infantil 5 que desenvolveu um projeto com seu livro Nina e a Lamparina.

Claudia Nina esteve no Colégio a convite das professoras Fabíola Maria Giovannetti, que ministra aulas de Língua Portuguesa no FII e Camila Rodrigues, do Infantil 5.

Lançamento do livro A Repolheira da escritora Claudia Nina. Data: 27/04/2018. Foto: Renato Lopes.

Na manhã do dia 28/04, a escritora participou do 1º encontro do Clube de Leitura Marista Ribeirão Preto, conversou e refletiu com professores do Colégio sobre sua obra Paisagem de Porcelana, ambientada na Holanda.

Todas essas ações contribuem para qualificar o processo ensino-aprendizagem por meio do incentivo à leitura, à contação de histórias e à produção de textos. Os alunos desenvolvem habilidades leitoras e produtoras cada vez mais significativas nesse contato com a linguagem literária.

A declaração da Fabíola Maria Giovannetti reafirma que este momento foi extremamente valioso para todos os envolvidos: “Este projeto aconteceu do desejo de apresentar aos alunos a escritora Claudia Nina e sua linguagem extremamente envolvente, desenhada por imagens poéticas e metáforas. Claudia Nina abriu espaço em sua agenda (e, tenho certeza, em seu coração) para estar conosco. Foi lindo!

“Com certeza foi um momento muito rico com os estudantes que puderam fazer perguntas diversas, desde curiosidades sobre os personagens do livro até como se dá o processo de criação e escrita da autora” comenta Lucia Montagnani, coordenadora pedagógica do Colégio Marista Ribeirão Preto.

“Os dois dias no Colégio Marista de Ribeirão Preto ainda não terminaram. Multiplicam-se em emoção e agradecimento por tudo e por tanto. Estar com os alunos e toda a equipe de profissionais foi uma experiência transformadora no sentido de perceber que um movimento novo começa a nascer na minha carreira a partir das atividades desenvolvidas na escola Claudia Nina.

Claudia Nina é jornalista e doutora em Letras pela Universidade de Utrecht, na Holanda, com tese sobre Clarice Lispector, publicada pela Editora da PUC-RS (A palavra usurpada).

Trabalhou como professora-visitante na Uerj, em Teoria Literária. Desta experiência, nasceu a base da pesquisa para seu segundo livro: A literatura nos jornais: crítica literária dos rodapés às resenhas (Summus).

A barca dos feiosos foi seu primeiro infantil (Ponteio). Pela DSOP, lançou Nina e a Lamparina. Publicou o perfil biográfico ABC de José Cândido de Carvalho (José Olympio), e os romances Esquecer-te de mim (Babel) ePaisagem de porcelana (Rocco), finalista do Prêmio Rio de Literatura 2015, além do livro de resenhas Delicados abismos (Oito e meio).

Os lançamentos mais recentes são os infantis A misteriosa mansão do misterioso Senhor Lam (Vieira & Lent) e A Repolheira (Aletria). Participou da antologia Vou te contar(Rocco), organizada por Celina Portocarrero, com o conto “Na solidão da noite”, em homenagem a Tom Jobim.

Amor de longe (Ficções) é seu primeiro livro juvenil. Participou ainda da antologia Escrever Berlim (Nós), organizada por Leonardo Tonus, professor na Universidade da Sorbonne.

É colunista da Revista Seleções (Reader´s Digest), na qual assina a coluna de crônicas “Papo de livro” e colaboradora do Jornal do Brasil.

Link para álbum de fotos deste evento:

RODA DE CONVERSA: https://bit.ly/2wuaXU6

I CAFÉ COM LETRAS: https://bit.ly/2ryIqHU